O inverno é a estação mais fria do ano, mais umida e muitas vezes mais seca e com menos luz. Essa estação é a faz com que sentimos a necessidade de nos interiorizar -nos e recolher-nos, é tempo de economizar energia, recuperar as forças e cultivar o espírito.
MEDICINA CHINESA
Os Rins e a Bexiga correspondem ao inverno. Os Rins são os governantes do inverno e estão diretamente relacionados com os ossos, medula e cérebro, e no aspécto sensorial com a audição.
O elelento da natureza associado ao Rim é a água, onde se identifica com o principio da vida. A emoção do Rim é o medo, mas se sentimos medo e pavor em demasia irá debilitar a energia do Rim, levando a perda da vontade, vitalidade e energia interior.
VENTO, AR ÚMIDO E FRIO
Deve-se tomar cuidado com a inalção do vento frio, pois essa friagem para dentro, podem levar a doenças respiratórias, resultando em baixa na imunidade.
AS DORES CAUSADAS PELO FRIO NO INVERNO
De acordo com a Medicina Chinesa o frio, caracteristico do inverno pode promover bloqueio da circulação de Qi (energia) e Xue (sangue), nas articulações e musculos, o que vai provocar ou agravar as dores nas articulações e nos músculos no inverno.
A Acupuntura ajuda a previnir e tratar as dores, ao promover o desbloqueio da circulação e do Qi (energia) e Xue (sangue), e na liberção de neurotransmissores de ação antiinflamatória e analgésica.
A Naturopatia e a Fitoterapia atuará no seguimento dos meridianos da Acupuntura, desbloqueando os canais, reduzindo as dores e equilibrando o organismo, além de fortalecer o sistema imunológico.
...O VENTO E O FRIO,
ENRIJECE, BLOQUEIA E
DESEQUILIBRA...